RETROSPECTIVA: Projetos de Saúde foram foco de Ligabó em 2019

Ao longo de 2019, o médico e vereador Dr. Wagner Ligabó propôs e conseguiu aprovar alguns projetos importantes para a Saúde de Jundiaí. Desde que foi eleito, o parlamentar vem fazendo da Saúde sua causa pessoal, engajando-se na fiscalização e na sugestão de soluções para os problemas existentes.

Dentre os projetos, o mais importante foi a campanha permanente de conscientização dos usuários da rede pública de saúde sobre a importância de comunicar de imediato a impossibilidade de comparecimento em consulta médica. Hoje o percentual de faltas nas consultas ultrapassa 20%, chegando a 30% do total de consultas agendadas.

Para ficar mais fácil de visualizar, vamos colocar em números:

  • Mensalmente as Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios ofertam 40 mil consultas. Com uma média de faltas que chega a 30%, isso significa que todos os meses, 12 mil pessoas faltam a consultas. Ou seja, mais de 140 mil consultas são perdidas anualmente. Esse número daria conta de manter todas as consultas da Clínica da Família por dois anos.

“Essa campanha é de suma importância e vou focar insistentemente nessa tecla no ano que vem”, explica o vereador.

Também foram propostas a Campanha de Prevenção, Diagnóstico Precoce e Controle de Doenças Cardiovasculares, em parceria com o vereador Faouaz Taha, bem como a Campanha de Assistência, Conscientização e Prevenção sobre Doenças Inflamatórias Intestinais – Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa (maio), que nos foi apresentada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Foi alterada a cor e o mês da Campanha de “COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE CÓLON E RETO” para se enquadrar ao aplicado na cidade. “Apoiamos a campanha SETEMBRO VERDE deste ano, que aconteceu no Parque da Cidade e contou com cerca de 50 alunos da FMJ, sob gestão da professora Josimeire Batista.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *